terça-feira, 19 de junho de 2012

Show: Falsos Conejos

O trio argentino Falsos Conejos já veio ao Brasil três vezes e eu pude ver um dos últimos shows de sua mais recente turnê por estas plagas no dia 31 de maio, no SESC Pinheiros, em São Paulo. O som da banda pode ser mais ou menos associada ao Post-Rock, por menos que eu goste desse rótulo (ou qualquer outro), já que, em suas músicas, ênfase é dada mais às dinâmicas e climas do que à repetição de temas e melodias. O som excessivamente alto para o minúsculo auditório do SESC Pinheiros incomodou, mas foi legal ver músicas de que gosto como "Villazón" executadas ao vivo pelo bem entrosado trio. Esta música e outras oito fazem parte de YYY, seu mais recente disco, disponibilizado pela banda para download gratuito.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Instrumental brasileiro: Bixiga 70

Outra banda bacana que disponibiliza seu disco para download na internet (não perca tempo: http://bixiga70.com/), o negócio do Bixiga 70 é swingue. Dez músicos, percussão à vontade, sopros espertos (ótimos arranjos), teclados vintage. Fui a um show dessa banda no Sesc Consolação em São Paulo, mas ao chegar descobri que já estava lotado. Tive que assisti-lo no telão que foi colocado na lanchonete, também lotada para ver os caras. Eles devem estar fazendo alguma coisa certa. Comprei o CD, que, ainda por cima, tem arte do MZK.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nihilo - Outro Prisma

Não é instrumental, mas tem minha participação. Toquei com esta banda até o mês passado. O single que lançamos conta com três músicas (é, na verdade, um "tringle") e se chama Outro Prisma. Toco baixo nas três faixas e guitarras não convencionais em duas. A guitarra reversa que toquei na faixa-título me deixou particularmente contente. A capa e o visual do site também foram feitos por mim. Para ouvir e baixar as músicas, bem como a arte da capa, dê um pulo no site da banda (http://www.nihilo.com.br/).

Instrumental brasileiro: Vendo 147

Eu vinha publicando postagens sobre outros tipos de música no meu blog de música caipira, mas sentia que algo não estava se encaixando. Assim, mantive apenas as postagens caipiras no outro Rodamoinho e passei aquelas que têm a ver com minha música não-caipira para cá. Tenho ouvido bastante música instrumental, felizmente sem qualquer direcionamento. Jazz? Post-Rock? Não importa, se cair bem aos meus ouvidos é bom e pronto. Aos poucos espero dividir e divulgar coisas legais que vou descobrindo, e a primeira delas é a banda baiana Vendo 147. Curioso é que a banda possui dois bateristas "siameses" (tocam de frente uma pro outro, dividindo o mesmo bumbo) e, de início, achei que isso não fazia grande diferença no som, até ver alguns vídeos da banda no MySpace. Mas o que mais gostei no trabalho dos caras é que eles combinam muito bem repetição e variedade nos arranjos, usam a técnica de forma musical e possuem ótimos timbres (a gravação é excelente). Baixei o disco deles, Godofredo, e, se você tiver algum bom senso, deve baixar também, gratuitamente através do próprio site da banda (http://www.vendo147.com). "Macaco Azteca" e "Mar Revolto" são minhas favoritas neste disco só de músicas boas.